[SAIBAMAIS]O Retrato Brasília é resultado do planejamento de um ano com equipes dos três parceiros. Os papéis estão bem definidos: o Banco do Brasil é o patrocinador; e o CCBB e o Correio, os realizadores. Os encontros serão realizados no teatro do centro, no Lago Sul, espaço bastante conhecido pela difusão das artes e da produção do DF. Para cada tema, serão convidados dois profissionais que atuam na área, os chamados ;novos pioneiros;. Eles serão como referências, que identificarão e ajudarão a construir o mapa cultural. O material que resultar dos eventos será divulgado no Correio, como forma de, mais uma vez, dar oportunidade de o grande público conhecer o que é feito pelos jovens brasilienses.
PropostaO protagonismo é uma das marcas da nova geração, na avaliação da produtora em artes visuais e nova pioneira Ana Arruda. ;O que vemos é um pessoal que não espera um intermediário para fazer algo. Eles investem nos projetos colaborativos, com planejamento e alta qualidade;, explica. Ela organiza o Festival Curta Brasília e menciona como exemplos de iniciativas atuais os piqueniques, os shows e as mostras de cinema ao ar livre. ;A ocupação dos espaços públicos é outra característica. O que se quer é tornar as cidades do DF ; não só o Plano Piloto ; ambientes de prazer e de troca. São espaços de intercâmbio;, define. Não à toa, ela se identificou com a proposta do Retrato Brasília. ;Senti bastante afinidade com a discussão do processo de construção cultural.;
A matéria completa para assinantes está
aqui. Para assinar, clique
aqui.