Fiscais da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do DF (Seagri) apreenderam cerca de 1,5 tonelada de queijo clandestino, na madrugada de hoje (26/08), em blitz realizada na BR-251, próximo ao PAD-DF, área rural do Paranoá.
A carga, transportada em duas caminhonetes, um carro e um caminhão de carroceria aberta, vinha de Minas Gerais. Provavelmente seria comercializada na região de Planaltina e Paranoá. "A nossa ação visa diretamente a saúde pública. Esses alimentos não passaram por nenhuma inspeção", disse a diretora de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal da Seagri, Cristyane Taques.
"Então não tem como saber como foram produzidos. As pessoas ficam sujeitas a problemas de saúde, como a diarreia, até doenças crônicas, como a brucelose, que tem tratamento caro", explicou Cristyane.
O queijo estava irregular tanto do ponto de vista sanitário, pois era transportado sem refrigeração e sem estar devidamente embalado, quanto fiscal, pois, para comercializar alimentos de um estado em outro, é necessário o Selo de Inspeção Federal (SIF).
Os motoristas sofrerão processo administrativo, que pode acarretar desde advertência até multa, que varia entre R$ 2,5 mil a R$ 125 mil. O queijo será encaminhado ao Zoológico de Brasília.