Os candidatos ao Governo do Distrito Federal aproveitaram o domingo ensolarado para ir às ruas atrás de votos. Somente Rodrigo Rollemberg (PSB), que gravou programa eleitoral de tevê em estúdio, e Perci Marrara (PCO), que participa de seminário partidário em São Paulo, não cumpriram agenda externa ontem. Os demais visitaram comércios, distribuíram panfletos e se reuniram com lideranças comunitárias em busca de apoio para vencer a disputa pelo Buriti.
Luiz Pitiman (PSDB) começou o dia em um café da manhã com apoiadores em Ceilândia e depois participou de reunião no Recanto das Emas. Ao meio-dia, almoçou com lideranças comunitárias em Planaltina e seguiu para a Feira dos Importados. Ele finalizou o dia em um encontro com militares do Exército, em Vicente Pires. O tucano criticou a insegurança vivida pelos brasilienses e se disse assustado com os relatos de violência que tem ouvido da população. ;Há uma reclamação recorrente sobre os assaltos. Há uma ausência do Estado no cotidiano da cidade;, afirmou. Ele também criticou o anúncio de Agnelo Queiroz (PT) de construir a maior pista de skate da América Latina. ;O povo não quer algo suntuoso, que custe milhões. Se é para investir alto com isso, seria melhor fazer várias pistas em diferentes regiões do DF.;
O ex-governador José Roberto Arruda (PR) participou da inauguração do comitê de um candidato a deputado distrital pela manhã, em Taguatinga. Na ocasião, prometeu construir o túnel de Taguatinga e retomar os projetos que criou quando foi chefe do Executivo local. À tarde, fez uma série de reuniões com lideranças comunitárias de Samambaia. Em encontro com policiais militares na cidade, disse que pretende lançar um programa habitacional para servidores públicos. O Estado doaria o terreno e o contemplado construiria o imóvel. ;Podemos ter programas habitacionais mais inteligentes e de menor custo (que o Morar bem e o Minha casa, minha vida);, afirmou.
Leia mais notícias em Cidades
A saúde pública continua como um dos principais temas abordados pelos postulantes ao Palácio do Buriti. Em caminhada no Itapoã ontem, por volta das 9h, Toninho do PSol escutou reclamações sobre o hospital da região, que fica no Paranoá, e voltou a afirmar que pretende investir no programa Saúde da Família. ;Tem recurso e pessoal especializado, só falta a vontade da atual gestão de retomar o programa. Se for eleito, tomarei essa medida no primeiro dia de governo. Acredito que o programa solucionaria boa parte dos problemas que vivemos na área;, ressaltou. Às 16h, o candidato participou de um evento do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), em que foi discutida a reforma urbana. No fim da tarde, reuniu-se com apoiadores de Planaltina.
O atual governador e candidato à reeleição Agnelo Queiroz (PT) cumpriu agenda externa somente pela manhã, em visita à Feira Permanente de Samambaia. No local, defendeu as realizações da gestão no espaço. ;A feira estava esvaziada e agora estamos entregando os documentos aos feirantes e incrementando o funcionamento das lojas que estavam paradas. Já começamos as melhorias e temos ordem de serviço para fazer piso, teto e banheiros;, afirmou. Ele também falou sobre a saúde pública: ;Samambaia praticamente não tinha atenção primária à saúde. Hoje, é a que mais tem clínicas da família. Construímos uma UPA e reformamos o hospital;.