Em um desdobramento da Operação Nordeste, a Coordenação de Repressão às Drogas (Cord) realizou a Operação Xeque-Mate, na noite desta quinta-feira (21/8). Quatro pessoas foram presas, perto da BR-060, já dentro do DF, tentando entrar na capital com 180 quilos de maconha. Segundo a polícia, a droga renderia cerca de R$ 200 mil. Na ação também foram apreendidas seis armas de fogo e muita munição, inclusive para fuzil.
De acordo com o chefe da Cord, Rodrigo Bonach, Carlos Antônio da Silva, conhecido como Sorriso, era o responsável por trazer a droga de Quirinópolis/GO para entregar a André Luiz de Andrade, em Samambaia. Os pacotes com a maconha estavam escondidos no porta-malas de um Honda Civic, onde estavam duas mulheres. Sorriso vinha em um Ford Fiesta usado como batedor.
"A quantidade de armamento e munição, inclusive de uso restrito, demonstra a alta periculosidade do grupo investigado. Onde há o tráfico de drogas, sempre há outros tipos de crimes correlacionados, e essas prisões realizadas pela equipe da Cord causará impacto no tráfico e outros crimes em Samambaia", garante Bonach.
Além da PRF, os agentes da Cord tiveram apoio das divisões de Operações Especiais (DOE) e de Operações Aéreas (DOA), da PCDF, e da DENARC, em Goiás, que auxiliou no cumprimento de mandados de busca em Quirinópolis/GO. "Isso demonstra, mais uma vez, a importância do trabalho integrado das Polícias, já que o tráfico não respeita fronteiras", explica o delegado.
Os suspeitos vão responder por tráfico interestadual de drogas e ainda pela posse ilegal das armas e munições.
Assista à reportagem da TV Brasília
[VIDEO1]