Os bancos de leite da Secretaria de Saúde receberam, nesta semana, a visita da estudante de mestrado em Saúde Pública e Nutrição da Universidade de Michigan (Miami-EUA), Anna Sadovnikova. O objetivo do intercâmbio é a implementação, nos Estados Unidos, de bancos de leite no padrão brasiliense, que estão entre os melhores do mundo.
"Estou impressionada com o sistema brasiliense de bancos de leite. Nos Estados Unidos, são apenas 12 bancos para o país inteiro. Muitas vezes falta leite", destacou a norte-americana após ter visitado as unidades de Taguatinga, Paranoá, Sobradinho e a do Hospital Materno Infantil.
A visita da estudante é resultado de uma parceria entre a Fiocruz e a Universidade de Michigan, que dispõe de um programa de aleitamento materno e espera que o banco de leite seja instalado no próximo ano na expectativa de reduzir os custos de distribuição e arrecadação de leite.
Leia mais notícias em Cidades
A coordenadora da rede de Bancos de Leite do DF, Miriam Santos, destacou a importância do projeto e frisou que há entendimentos para cooperação técnica nessa área. "Já estamos na fase de formalização e, também, fazemos iniciativas com outros 23 países espalhados em vários continentes, inclusive na África."