A doação de sangue na Fundação Hemocentro de Brasília (HMB), promovida neste sábado (9/8), terá, além da agulha, rock na veia. A ação solidária faz parte do especial Dia dos Pais, promovido em parceria com o grupo Escola de Rock, que há sete anos ajuda a instituição na captação de doadores e pretende reunir pais e filhos ao som do rock dos anos 60 aos 90.
Quem for doar pode levar discos de vinil para tocar enquanto realiza os procedimentos. A ideia da instituição é sensibilizar todos com a causa. O evento vai até as 16h. O Hemocentro é responsável por abastecer os hospitais da rede pública do DF. A média de doações é de 300 voluntários por dia.
Para doar sangue é preciso ter entre 16 a 67 anos (16 e 17 anos, mediante consentimento formal do responsável legal). O candidato deve usufruir de boa saúde, pesar acimar de 50 quilos, estar bem alimentado no dia, dentre outros critérios. O doador é submetido a uma entrevista e exames de sangue. A fundação Hemocentro fica na quadra 3 do Setor Médico Hospitalar Norte (SMHN).
Condições para doar:
- Estar alimentado;
- Não estar em uso de medicamentos;
- Pesar acima de 50 quilos (descontar o vestuário);
- Boa condições de saúde;
- Ter dormido pelo menos 06 horas, com qualidade, na noite anterior;
- Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas antes da doação;
- Não fumar por, pelo menos, duas horas antes da doação;
- Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva há 12 meses;
- Não praticar atividades físicas 12 horas antes;
- Não ter se submetido à endoscopia há 6 meses;
- Apresentar documento oficial com foto, em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade.