Esquecida pelo tempo e marcada com sinais de abandono, a Academia de Tênis José Farani segue sem ser esquecida por esportistas, políticos, empresários, cinéfilos, músicos e amantes da cultura e gastronomia. Quarenta e dois anos depois de ser inaugurada, antigos frequentadores lembram, saudosos, a década de 1990, em que a Academia de Tênis fervia de gente da cidade e políticos do alto escalão do governo. Por três décadas, antes de cair em ruínas, o complexo abriu espaço para torneios internacionais do esporte, exibição de filmes e festivais musicais, em um dos endereços mais ricos de Brasília. O local histórico se tornou reduto, inclusive, de autoridades dos governos de Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.
Os 60 mil m; ocupados por piscina, quadra de tênis, cinema, restaurantes e apartamentos residenciais fizeram parte do requinte da capital. Um problema, no entanto, sempre pairou: a suspeita de que o empreendimento invadia área pública. Mesmo assim, a Academia de Tênis era reduto cult e frequentado por desportivas.
Atletas que utilizavam o espaço para treino ou durante competições relembram o movimento no local, de segunda-feira a domingo. Triatleta profissional por 23 anos, Leandro Macedo, 46, utilizava as piscinas para incrementar a natação. Também frequentava para corridas e musculação. Para ele, o espaço marcou a vida de esportistas do Distrito Federal. ;Vim para Brasília com 6 anos e vivenciei o complexo, que era frequentado por muitos atletas de várias modalidades, não apenas o triatlo. Para os tenistas, o local é referência, inclusive porque foi palco de campeonatos importantes. Ver o lugar como está hoje traz uma sensação de estranheza;, define Leandro, que representou o Brasil nas Olimpíadas de Sidney (2000) e Atenas (2004).
Exigências
A Casa Civil aguarda os ajustes em 39 pendências do projeto por parte dos empreendedores que compraram o espaço ; a Attos Empreendimentos e o Grupo HC. Só depois de cumprir as exigências legais é que o órgão do GDF vai avaliar a liberação para reforma do espaço. Os empresários ainda precisam apresentar o Relatório de Impacto de Trânsito (RIT), o número de vagas para carros, os pontos de acessibilidade, além de comprovar a propriedade da área, entre outros ajustes.
Confira, em fotos, alguns personagens que fizeram parte da história da Academia de Tênis.
. Para assinar, clique .