A Delegacia Especial de Proteção ao Meio Ambiente (Dema) prendeu, na manhã desta terça-feira (5/8), 13 suspeitos de realizar parcelamento irregular do solo em Planaltina, próximo ao Morro da Capelinha.
A operação foi realizada pelo Comitê de Combate ao Uso Irregular do Solo, em parceria com a Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops), a Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), a Polícia Militar, a Caesb e outros orgãos.
De acordo com o delegado-chefe da Dema, Ivan Dantas, essa operação foi desencadeada porque, desde o começo de julho, várias pessoas estavam tentando invadir uma área de 10 hectares pertencente à Caesb.
Segundo o delegado, anteriormente, haviam sido realizadas duas operações pela Seops no local, sendo uma em 24 de julho e outra em 1; de agosto. "Nessas oportunidades, quando foram retirados vários barracos do local, os invasores conseguiram fugir", afirmou Ivan.
Os 13 detidos hoje foram autuados por grilagem de terra, com pena de reclusão máxima de 5 anos, além de multa de 10 a 100 salários mínimos. O crime é inafiançável. Cinco suspeitos têm antecedentes criminais por roubo, furto, uso e porte de drogas, violência doméstica e outros.