Jornal Correio Braziliense

Cidades

Hospital do Gama aumenta atendimento para cumprir recomendação do MPDF

HRG, que atendia, desde maio em escala de quatro dias, começa a funcionar cinco dias na semana

Após recomendação do Ministério Público do Distrito Federal (MPDF), a emergência da pediatria do Hospital Regional do Gama (HRG) começa a funcionar de segunda a sexta-feira. Os atendimentos no hospital funcionavam em escala de quatro dias por semana, de sábado a terça-feira. Aos fins de semana, o HRG atenderá apenas casos emergenciais. Outras ocorrências serão encaminhadas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Recanto das Emas.

O atendimento na emergência do hospital sofre alterarão a partir desta sexta-feira (1;/8). A escala será reforçada com três pediatras por turno ; manhã, tarde e noite. Cerca de 16 médicos atuam no hospital e um profissional do centro de saúde auxilia nos atendimentos dos pacientes de baixo risco.

O MPDF aconselhou, em abril e maio deste ano, a regulamentação da pediatria do HRG, com atendimento integral. A Secretaria de Saúde do DF (SES/DF) afirmou que está tomando as providências possíveis para o pleno funcionamento do hospital. Por isso, realizou três processos temporários, mas não obteve grande índice de procura.

O Ministério Público também recomendou reabertura da urgência e da emergência do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), que estão fechados desde abril deste ano. Segundo informações da SES/DF, os médicos que atuam no HRSM continuam atendendo na enfermaria do hospital. A secretaria afirma também que, para abertura completa das duas unidades pediátricas, a rede necessita de mais profissionais.

A SES/DF realiza, em setembro, concurso público com 76 vagas imediatas e 110 para cadastro reserva e especialistas, a fim de completar o quadro de médicos de todas as unidades hospitalares do DF.