O domingo está cheio de atrações para quem gosta ou pretende conhecer a cultura asiática. Até as 18h, acontece o Festival do Japão no Pavilhão do Parque da Cidade. O evento, que começou ontem, é organizado pela Federação das Associações Nipo-brasileiras do Centro-Oeste (Feanbra), com apoio do GDF, da Embaixada do Japão e da Japan International Cooperation Agency (Jica).
Esta é a terceira edição do encontro. Na primeira, o público de 10 mil ultrapassou a expectativa da organização e, no ano passado, saltou para 20 mil. ;Para esta edição, aguardamos entre 30 mil e 40 mil visitantes;, disse o presidente da Feanbra, Kuniyoshi Yasunaga.
Leia mais notícias em Cidades
A família Correa foi ao festival pelo segundo ano consecutivo. Quem incentivou a ideia foi a estudante Beatriz, 13 anos, que é fã de animes (animações japonesas) e mangás (quadrinhos nipônicos). Ela queria ver o desfile de cosplay ; caracterização de personagens dos desenhos orientais ; e comer yakissoba. ;Já eu, vim pelo saquê;, brincou o pai dela, João Carlos, 51, servidor público e professor de dança de salão.
Apresentações
A programação conta com várias apresentações no palco, como artes marciais, danças e músicas típicas. Entre os destaques, estão o grupo brasiliense de tambores japoneses Hikari Daiko e a cantora nipônica Mariko Nakahira.
Além disso, diversas oficinas são oferecidas: mangá, cerâmica, furoshiki (técnica de dobradura em lenços), origami (dobradura em papel), shodo (caligrafia japonesa), sumi-ê (estilo de pintura monocromática) e go/shogui (jogos de tabuleiro semelhantes ao xadrez).
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.