O brasiliense adotou o shopping center como local de compras e serviços e o incorporou à rotina. O resultado é um mercado em ascensão. Mesmo em tempos de crise e de comércio vendendo menos, os principais grupos que atuam no Distrito Federal crescem acima de 10% por ano no faturamento e nas vendas. Para 2014, a expectativa não é diferente ; muito impulsionada pelo bom desempenho, na Copa do Mundo, dos shoppings centrais e mais próximos do Estádio Nacional Mané Garrincha. Segundo estimativas do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista), as vendas em shopping já representam 25% de todo o varejo local, média 6% superior à brasileira (19%).
Nos últimos 20 anos, a quantidade de shopping centers aumentou quase 10 vezes e atraiu todos os tipos de investidores. Desde 2007, o Conjunto Nacional é administrado pela canadense-brasileira Ancar Ivanhoé. Já a rede nacional Multiplan toca o ParkShopping, e a brasiliense Paulo Octavio Investimentos Imobiliários é dona de cinco centros comerciais. Segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o DF tem 18 estabelecimentos filiados, o que coloca a capital do país como a quarta cidade brasileira com mais shoppings: há um centro de compras para cada grupo de 155 mil habitantes. Para quem vive no Plano Piloto, a oferta é ainda maior: um para cada 36,2 mil moradores.
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