Jornal Correio Braziliense

Cidades

Franceses passeiam por Brasília antes da partida contra a Nigéria, no Mané

Discretos, europeus se misturam ao verde e amarelo


Eles não chegaram em peso ou fazendo festa na cidade, mas neste fim de semana deram o ar da graça nos principais pontos turísticos de Brasília. De forma discreta, como típicos franceses, alguns preferiram se camuflar entre as cores verde e amarela da camisa da seleção canarinho. Amanhã, o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha abre alas para França e Nigéria em uma disputa pelas oitavas de final, às 13h. Para os compatriotas europeus, a vitória da seleção, uma das favoritas neste Mundial, é certa. Campeã em 1998, a França eliminou o Brasil da Copa do Mundo de 2006.

Os amigos Damien Bonnafoux e Geoffroy Marguéer, ambos de 27 anos, chegaram cedo à Torre de TV ontem e aguardavam em fila para conhecer o monumento. Antes de desembarcar na capital brasileira, eles pesquisaram sobre os principais pontos de visitação. Há dois dias na cidade, confessaram ainda não compreender a geografia brasiliense. ;Tudo aqui é em corredores. Os hotéis ficam em uma área, os bares em outra, os bancos;? Não sei onde ficam. É muito diferente das nossas cidades. A organização é estranha para todo europeu;, comentou Damien, vestido com uma antiga camisa do Brasil que estampava o nome de Rivaldo.

Geoffroy concordou com o amigo e brincou: ;No começo, você não acha muitas das coisas que procura e, no final, também não. Estou completamente perdido;. Os amigos planejam percorrer todos os pontos turísticos localizados entre o Eixo Monumental e a Esplanada dos Ministérios nos próximos dias. Amanhã, para o jogo da França, prometem torcer para uma vitória de 3X1 contra o país africano. ;Estamos muito ansiosos. Compramos nossos ingressos seis meses antes da partida. O time da França é muito bom. Então, acreditamos que vá ser um bom jogo. Apostamos em Pogba e em Benzema;, frisou Damien referindo-se a dois craques da seleção francesa (o primeiro, dono da camisa 10, e o segundo, dono da 19).

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique.