Jornal Correio Braziliense

Cidades

Comércio fecha para jogo do Brasil e abre uma hora depois do fim da partida

Os centros de compras vão interromper o funcionamento ao meio-dia e voltarão a atender uma hora depois do fim da partida entre Brasil e Chile, hoje, em Belo Horizonte. Nas lojas de rua, o expediente fica a critério dos empresários





Hoje, os olhares dos brasilienses e dos visitantes da cidade estarão voltados para o Mineirão, em Belo Horizonte, onde a Seleção Brasileira, a partir das 13h, enfrentará o escrete chileno. Diante da importância da partida, que definirá se o Brasil segue na disputa do Mundial, as lojas dos shopping centers fecharão as portas ao meio-dia e reabrirão uma hora depois do jogo. Os estabelecimentos de rua têm autonomia para decidir sobre o funcionamento ; abertura fica a critério do empresário.

O esquema de funcionamento do comércio para essa segunda etapa da Copa do Mundo foi acertado entre patrões e empregados no início da semana. A decisão de funcionar levou em conta pesquisa feita com superintendentes de shopping e donos de lojas de rua. Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista do DF, Edson Castro, hoje não é feriado, há um grande número de pessoas na cidade, e manter as portas baixadas significaria uma perda grande para o segmento.

No setor público, as estatais ; Caesb e CEB ; atenderão em regime de plantão as atividades de manutenção e operação. Os postos do Na Hora terão expediente reduzido ; das 7h30 às 11h. O Jardim Zoológico e o Jardim Botânico estarão fechados à visitação. Em compensação, o Parque Nacional de Brasília, mais conhecido como Água Mineral, estará aberto aos brasilienses e aos turistas, das 8h às 16h.

As delegacias de polícia também funcionarão em regime de plantão. O consumidor que precisar fazer uma denúncia poderá recorrer a uma unidade do Procon nos postos do Na Hora, até as 10h30. O Metrô terá atividade normal, das 6h às 23h30. O Hemocentro estará aberto apenas para coleta de sangue das 7h às 11h.


O que funciona hoje


; Metrô
Funcionamento normal das 6h às 23h30.

; Na hora
Neste sábado os pontos de atendimento fecharão duas horas mais cedo, das 7h30 às 11h. Na segunda-feira (30), não haverá expediente.

; CEB
A Companhia Energética de Brasília prestará atendimento 24 horas pela Central de Relacionamento com o Cliente, pelo telefone 116. As atividades essenciais de manutenção e operação serão mantidas em esquema de plantão. As agências funcionarão apenas nos postos Na Hora, das 8h30 às 10h30.

; Caesb
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) prestará atendimento 24 horas pela Central de Relacionamento com o Cliente, pelo telefone 115. As atividades essenciais de manutenção e operação serão mantidas em esquema de plantão.

; Zoológico
Não haverá expediente.

; Saúde
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os hospitais da rede atendem apenas urgências e emergências, seguindo as escalas de plantão. Os ambulatórios dos hospitais, Clínicas da Família, Centros e Postos de Saúde não abrirão no fim de semana.

; Jardim Botânico
Não haverá expediente neste sábado.

; Água Mineral
Ficará aberta das 8h às 16h.

; Comércio
As empresas fecharão as portas uma hora antes do jogo e só reabrirão uma hora depois do fim da partida.

; Delegacias
Funcionarão em esquema de plantão.

; Procon
Sede e postos do Procon ficam fechados. O atendimento será feito apenas nos postos do Na Hora, até as 10h30.

; Centros Olímpicos
Centros Olímpicos e Paralímpicos estarão fechados neste sábado em razão do jogo.

; Hemocentro
Doação de Sangue (Coleta): das 7h às 11h. Ambulatório: sem expediente.


A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.