Apesar de o movimento não ser significativo em todos os segmentos, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do DF (CDL), Álvaro Silveira Junior, ficou admirado com o fluxo de consumidores. ;Estávamos bastante pessimistas por conta de tudo o que aconteceu no ano passado ; as manifestações, a crise econômica ;, mas nos surpreendemos. Ainda não é excepcional, mas é melhor do que prevíamos;, disse. Na opinião de Silveira, o Mundial traduziu os bons atos, a boa educação e o prazer dos brasilienses. ;Essa alegria encantou os estrangeiros e os turistas;, comentou.
Planejamento
A organização da cidade e a localização do Estádio Nacional, no centro da capital, são outros fatores que contribuíram para iluminar Brasília aos olhos do mundo. ;É uma cidade jovem, planejada e sempre movimentada. Desde o início, ela representa um canteiro de obras. Além disso, continua reunindo gente de vários lugares e de outros países por conta das embaixadas;, afirmou . Essa efervescência, no entanto, não é para sempre, na opinião de Silveira. Para ele, fica a ideia de que Brasília recebe grandes eventos. Desse modo, a cidade passa a figurar entre as opções. Os efeitos mais contundentes vêm a longo prazo, de acordo com o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana. Ele relembra o caso de Londres, sede das últimas Olimpíadas, em 2012. ;Na Inglaterra, o comércio caiu muito, mas, depois dos jogos, a recuperação foi um sucesso.;
A matéria completa está disponível, para assinantes. Para assinar, clique