Manifestantes organizam um protesto na região central de Brasília nesta segunda-feira (23/6), dia em que em o Brasil enfrenta Camarões pela Copa do Mundo no Estádio Nacional Mané Garrincha, às 17h. A concentração da manifestação, organizada pelo Comitê Popular da Copa, começa às 14h na Rodoviária do Plano Piloto. Cerca de 2,5 mil pessoas confirmaram presença no evento nas redes sociais.
Um dos organizadores do ato, Rapahel Sebba, disse que o protesto ocorrerá somente na rodoviária, de forma pacífica. "A ideia é nos mantermos ali, panfletando e conversando com as pessoas. O ato não vai se estender até o horário do Jogo, vai acabar antes", comentou Sebba.
De acordo com ele, o grupo não pretende avançar até o estádio. "Não deve ter nenhum tipo de problema ou enfrentamento, pelo menos por parte dos manifestantes", afirmou. Além de serem contra os gastos do Mundial, o grupo reivindica serviços públicos de qualidade, como saúde, educação e transporte, com passe livre e 24 horas. Os manifestantes também protestam pelos jovens que são vítimas de exploração sexual e tráfico internacional e são contra as prisões de pessoas em outras manifestações. Eles também pedem a desmilitarização da polícia e da política.
Em nota, a Coordenadoria de Comunicação para a Copa (ComCopa) informou que o plano operacional de segurança para a partida conta com a participação de 3.448 profissionais das forças de segurança e reitera que "as manifestações públicas e pacíficas fazem parte do processo democrático e que as forças de segurança da capital estão preparadas para garantir esse direito e proteger a população".