Aproximadamente 800 fiéis católicos lotaram a Paróquia do Verbo Divino, na Asa Norte, na noite deste sábado (21/6) para a missa de despedida do conhecido padre Samuel Ferreira, que será transferido após 20 anos de trabalho na capital federal. A celebração começou às 18h e durou pouco mais de uma hora. Muitos acompanharam o rito em pé, pois todos os lugares estavam ocupados. Ao fim da missa, padre Samuel recebeu várias homenagens e cumprimentou um a um dos paroquianos. "Não tenho palavras. Haja coração", brincou ele.
Missionário, o religioso de 80 anos deve se mudar para Juiz de Fora (MG), mas o provável destino ainda não foi confirmado. Bastante aplaudido na última missa como pároco em Brasília (e a de número 33.809 da vida religiosa), padre Samuel agradeceu o carinho dos fiéis. "Não mereço isso. Tudo o que faço é por Jesus", disse. "Não vou me aposentar. Ainda tenho força e enquanto Deus precisar da minha ajuda, continuarei", emendou ele, durante o sermão.
Emocionado com o carinho da comunidade, padre Samuel lembrou momentos difíceis e pediu que o "povo de Deus" não tenha medo. "O papa muda, mas a Igreja permanece", comentou ele, animando os fiéis a continuarem firmes na caminhada cristã. Por mais de uma vez, o pároco foi aplaudido de pé.
Nascido em Pedro Leopoldo (MG), padre Samuel se ordenou nos Estados Unidos, em 1963. Atuou em igrejas da Califórnia antes de desembarcar em Brasília, onde era o único sacerdote exorcista da cidade, depois da morte de padre Júlio Negrizzolo, aos 85 anos, em 2009. O religioso sempre tratou do assunto com muita cautela e discrição, reforçando que a maioria dos fiéis confunde depressão psicológica com, de fato, uma eventual possessão demoníaca.
Em 2013, padre Samuel, que também é formado em psicologia, lançou uma autobiografia chamada Histórias na minha história. Padre Samuel foi o sétimo pároco da Verbo Divino e o que ficou mais tempo à frente da igreja, localizada na 609 Norte, às margens da avenida L2. "Estamos tristes e já com saudades. Ele é muito importante para as nossas vidas e para a paróquia. É um padre abençoado", desabafou Sônia Maria de Carvalho Rocha, 63 anos, paroquiana que não abriu mão de participar da última missa.
Uma das homenagens que mais emocionou o padre Samuel e os fiéis foi a do administrador da igreja, Aurelino Nilton do Nascimento, 70 anos, há 32 frequentando a paróquia. Ele lembrou das obras de infraestrutura realizadas nas duas últimas décadas na paróquia e, mais do que isso, ressaltou a fé do "chefe". "Ele salvou muitas vidas, com orações e aconselhamentos", comentou Nascimento, que teve um câncer alguns anos atrás e encontrou em padre Samuel força para superar a doença.
No lugar de padre Samuel, assume como pároco da Verbo Divino o padre Denzil Casta. O vigário será o padre Valdir Piatti.