Jornal Correio Braziliense

Cidades

Fábricas de material esportivo da capital têm muito a crescer

Hoje, o DF conta com 3.245 jogadores profissionais e atletas de fim de semana

Com 23 clubes profissionais e 54 agremiações amadoras, o futebol do Distrito Federal ; uma das cidades brasileiras que garantiu lugar entre as 12 que vão receber jogos da Copa do Mundo ; tem muito a crescer, assim como a indústria local de materiais esportivos. Atualmente, a maior parte dos produtos distribuídos nas mais de 270 lojas vêm de outras unidades da Federação, como São Paulo e Goiás.

Leia mais notícias em Cidades



A expectativa de aumento em 15% na venda de material esportivo durante o Mundial ; estimado pelo Sindicato dos Varejistas do Distrito Federal (Sindivarejista-DF) ;, embora movimente a receita das lojas, não gera impacto para as poucas confecções de camisas e shorts daqui. As empresas, mesmo fabricando uniformes para times de Brasília e regiões administrativas, são sustentadas basicamente pelo futebol não profissional.

O chefe do Departamento de Futebol Amador da Federação Brasiliense de Futebol (FBF), Leandro Ribeiro, estima que, a cada ano, pelo menos 2,4 mil jogadores amadores disputam campeonatos locais, uma vez que muitas ligas estão fora dos registros da entidade. ;Há um universo ainda maior, mas ele foge do nosso conhecimento. Por isso, trabalhamos para melhorar e organizar o futebol do DF;, argumenta. A ideia da entidade é montar um calendário com os campeonatos oficiais e das ligas amadoras.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.