Esbanjando alegria, disposição, cultura e bom humor, João Pereira dos Santos, conhecido como "Senhor Pereira" completa, neste sábado (7/6), 100 anos de muita história para contar. O sergipano morador da Asa Norte é um exemplo de vida e é nacionalmente conhecido por ser o funcionário público mais velho do Brasil. E para comemorar, a família de Pereira organizou uma missa com direito a homenagens especiais. A celebração ocorreu na manhã deste sábado (7/06) na Igreja da 303 Sul e contou com a presença de amigos e familiares queridos por ele.
Durante a missa, ele deu a receita para a longevidade: "Querer bem a todos, querer bem ao Brasil. Eu nasci para gostar de todo mundo. Eu não tenho inveja. Pra mim, todo mundo tem o direito de viver", disse.
Nascido em 10 de junho de 1914, João Pereira dos Santos gosta de gente, de uma boa conversa e não gosta de ficar em casa. Por isso, todos os dias acorda cedo, veste uma boa roupa e segue para a rotina , no Ministério da Justiça, onde trabalha há 39 anos, na recepção da portaria privativa. Na ativa como prestador de serviços no executivo, o funcionário público mora até perto do trabalho, mas prefere ir à repartição dirigindo o próprio carro e garante estar em ótimas condições.
Apesar da idade avançada, ele destaca que a boa alimentação ainda é uma das prioridades no dia-a-dia e é também um dos segredos para a longevidade. Garante comer tudo o que gosta e afirma que nunca teve problemas de estômago. A dica, segundo ele, é mastigar várias vezes e escolher bem os alimentos.
O senhor, de muitas amizades e afetos, também nunca usou óculos e esbanja saúde. Senhor Pereira é o mais velho de seis irmãos. Em seu primeiro casamento, teve quatro filhos. Com a mulher atual, Terezinha Lucas Evangelista Pereira dos Santos, de 72 anos, não teve filhos, mas a paixão é definitiva. São mais de 40 anos de matrimônio e gratidão.
Além dos filhos e da esposa, o carismático senhor tem uma família grande. São vários netos e bisnetos, que ele faz questão de visitar sempre que pode.
História
João Pereira dos Santos é aposentado há 45 anos como inspetor de segurança legislativa da Câmara Federal e atualmente trabalha na portaria do Ministério da Justiça, como recepcionista.
Ele teve pouco estudo, cursou apenas o primário, mas faz questão de ler com freqüência e manter a mente ativa. Segundo ele, o dinheiro acaba, mas a cultura, não.
Apesar de conhecer bem a capital federal, Senhor Pereira nasceu na cidade de Propriá, no estado de Sergipe. Mudou-se para Brasília em 1; de maio de 1960. Trabalhou como subchefe dos transportes da Câmara Federal por quatros anos e depois como inspetor de segurança do órgão, até se aposentar. Com o cargo no trabalho atual, Pereira iniciou em 1975.