Jornal Correio Braziliense

Cidades

Imagens mostram imprudência em cruzamento onde morreram mãe e filha

Vídeo de 50 segundos mostra dois carros passando por cima do meio-fio colocado pelo DER

Mesmo após o DER ter fechado o cruzamento do Park Way que dá acesso a Águas Claras, onde ocorreu o acidente que matou mãe e filha no Dia das Mães, motoristas têm ignorado a barreira que interdita o local. Um vídeo gravado na manhã desta quarta-feira (21/5) por uma leitora do Correio mostra o momento em que vários condutores passam por cima do meio-fio para entrarem em Águas Claras.

[VIDEO1]

[SAIBAMAIS]Na gravação de 50 segundos, dois carros foram flagrados ultrapassando o meio-fio e uma fila de carros se formou atrás dos dois veículos. O meio-fio foi colocado no último sábado (17/5) pelo DER para evitar novos acidentes. Segundo a gerente de comunicação, Liliane Pinheiro, 33 anos, que gravou o vídeo, a cena é recorrente. "Os motoristas fazem isso para se livrarem do engarrafamento e cortarem caminho, mas é muito arriscado", disse.



O cruzamento de acesso a Águas Claras, na altura da Quadra 5 do Park Way, pode ter contribuído para o acidente fatal. Segundo o professor de engenharia da Universidade Católica de Brasília Haroldo Paranhos, Haroldo Paranhos, o condutor que está no retorno fica sem visibilidade porque a depressão da pista e o próprio viaduto dificultam a visão. "O projetista de uma obra dessas não pode deixar por conta do motorista. Tem de pensar em todas as possibilidades para encontrar e desenhar a melhor solução;, disse.

A jornalista Alessandra Tibau e a filha morreram após uma picape bater no veículo em que seguiam com Gabriel, marido e pai das vítimas. O condutor da Saveiro, Rafael Yanovich Sadite, 33, além de dirigir em alta velocidade numa via de 60km/h, estava embriagado. O teste do bafômetro apontou 0,50mg de álcool por litro de ar expelido dos pulmões.

Diante da infração dos motoristas, o DER foi ao local com equipes de trânsito e colocou cones nas calçadas para impedir que os motoristas passem pelo local que está proibido. Segundo o órgão, até amanhã serão colocadas defensas metálidas para impedir a passagem dos carros.

Assista à reportagem da TV Brasília

[VIDEO2]