Jornal Correio Braziliense

Cidades

Ao menos 75% dos restaurantes no DF descumprem normas sanitárias

Das 212 lojas inspecionadas pela Diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, 75% descumpriram normas sanitárias. Ao todo, 160 estabelecimentos apresentaram pendências. A meta é avaliar 300 bares, restaurantes e lanchonetes em Brasília até o fim de maio.

Os estabelecimentos foram avaliados com notas. No total, 52 lojas (24,5%) receberam nota A, 63 (29,7%) nota B e 62 (29,2%) nota C. Os 35 locais restantes (16,5%) não atenderam aos requisitos da Vigilância Sanitária.

Segundo a secretaria, os estabelecimentos nota A não têm nenhum descumprimento de normas sanitárias. As notas B e C são para os locais que ainda têm alguma pendência, mas não são reprovados e podem ser frequentados pelos clientes.



As lojas que receberam notas abaixo de C foram notificadas pela Vigilância Sanitária e ficarão sob fiscalização do órgão até se adequarem às normas, além de receberem multa.

Os estabelecimentos trabalham com pratos à la carte, alimentos self service, sanduíches, sucos naturais, fast food, sushi/sashimi e massas. Os vigilantes fizeram inspeções nas Asas Sul e Norte, Setores Hoteleiro, Bancário e Comercial Sul e Norte, shoppings, Octogonal, Sudoeste, Guará, Cruzeiro, Lagos Norte e Sul.