Jornal Correio Braziliense

Cidades

GDF anuncia programa Junto ao Trabalhador em comemoração ao mês do trabalho

Dentre as novas mudanças está a emissão da nova carteira de trabalho digital e contratação de mil vagas para Tecnologia da Informação

O Governo do Distrito Federal lançou nesta quarta-feira (6/5), no salão nobre do Palácio do Buriti, o projeto Junto ao Trabalhador. O programa apresenta oito ações da Secretaria de Trabalho que pretendem melhorar o atendimento à comunidade, qualificar trabalhadores e provocar mudanças no regimento interno.

Uma das ações do projeto é a emissão da nova carteira de trabalho digital. O documento será mais resistente, plastificado e as informações do profissional deixarão de ser escritas a mão. A carteira terá um número para cada trabalhador. Em caso de perda da carteira, a segunda via terá mesmo registro da primeira.


Mais de R$ 1milhão será investido em um novo programa de microcrédito para empreendimentos de baixa renda, o Próspera. Centenas de microempreendedores do DF e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) serão afetados com a medida.

O projeto também pretende contratar mil funcionários na área de Tecnologia da Informação. Outros 1,8 mil trabalhadores terão cursos técnicos gratuitos nas áreas de Técnico em Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, Logística, Administração e Serviços Públicos.

Outra medida do Junto ao Trabalhador será a assinatura do decreto de reestruturação do Conselho Deliberativo do Artesanato do DF. O conselho é responsável pela discussão e acompanhamento de políticas públicas para desenvolvimento do artesanato.