Jornal Correio Braziliense

Cidades

Copa do Mundo também movimenta negócios em zonas rurais do DF

Empresários rurais esperam retorno aos investimentos feitos em infraestrutura e em profissionais para receber os visitantes estrangeiros e de outras unidades da Federação. Quem tem negócios mais distantes do centro está menos otimista



O esforço para que a recepção dos estrangeiros seja tão boa quanto a dos nacionais é a preocupação da gerente do Rancho Canabrava, em Sobradinho, Denise de Pinho Rodrigues Rick, 54 anos. Ela conta que fez uma reforma externa, para revitalizar o local e acrescentar sinalização em inglês, e investiu em capacitação dos funcionários do estabelecimento. Para isso, eles fizeram cursos de inglês e espanhol para se comunicarem de forma satisfatória com os clientes. Outro ponto levado em conta pela empresária foi a divulgação propriamente dita dos serviços do rancho, por meio da criação de um site e da atualização do mailing de clientes. ;As novidades do local são divulgadas por esses dois canais;, conta Denise. A expectativa é a melhor possível. ;Estamos muito otimistas com a chegada de novos clientes. Achamos que os fins de semana vão ficar mais cheios e agitados. Estamos preparados;, acrescenta.

Campeonato
Planaltina, por sua vez, decidiu se voltar para o futebol a fim de atrair os visitantes de outros países. Para isso, um campeonato com as categorias de base, incluindo pré-mirim, mirim, infantil e juvenil será realizado durante o período da competição oficial. Cada equipe participante representará uma das seleções classificadas para a Copa do Mundo. O gerente de Esportes e Lazer de Planaltina, Sandro Melo Monteiro, conta que a ideia surgiu de uma demanda da cidade, que é muito carente e precisa ter projetos voltados para os jovens, e da vontade de promover eventos relacionados ao Mundial. ;É uma atividade que se torna acessível para todos. Suprimos uma necessidade de Planaltina e aproveitamos para nos inserir na Copa;, acrescenta. Além do campeonato, o museu local exibirá uma mostra sobre futebol, com destaque para os jogadores de Planaltina que alcançaram fama no esporte, como o zagueiro da seleção brasileira, Lúcio. A administração da cidade acrescenta que pontos históricos também serão revitalizados.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.