O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) recebeu mais 170 auditores fiscais para atender o aumento de carros nas ruas e se preparar para a Copa do Mundo. Nesta sexta-feira (2/5), o governador Agnelo Queiroz participou da cerimônia de assinatura da nomeação junto a outros representantes do Detran.
Os novos auditores fiscais foram aprovados em um concurso lançado em dezembro de 2011, com prova marcada para março de 2012. Eles serão responsáveis pela fiscalização nas ruas, como coordenação de trânsito, rondas e blitz e terão carga horária de 40 horas semanais.
[SAIBAMAIS]"Cada morte a menos é de extrema importância para nós e o papel a fiscalização é garantir um trânsito mais humano", disse Agnelo. O governador também destacou que o Detran contratou, em 2011, cera de 900 servidores, entre administrativos e agentes de trânsito. Hoje, esse número saltou para aproximadamente 1.500.
De acordo com o diretor-geral do Detran, Rômulo Félix, do ano passado pra cá, o departamento de trânsito teve a maior contratação de servidores na história do DF. "Brasília será vista como modelo para o país inteiro na gestão de trânsito", disse o diretor.
No edital de 2011, estava prevista a contratação imediata de 100 servidores e cadastro reserva de mais 300. Além dos 170 auditores fiscais já contratados, outros 170 aprovados, que foram classificados fora do cadastro de reserva, também tentam nomeação junto à secretaria de administração pública.
Em 2011, o DF tinha 286 fiscais, sendo que cerca de 200 eram agentes de rua. Em 2013, foram nomeados mais 216 auditores.
Com informações de Arthur Paganini