O admnistrador de Santa Maria, Erivaldo Alves, garantiu que nenhum morador da cidade será despejado por conta do impasse com os quilombolas. Um grupo de 352 pessoas cercou as quadras 300, 400, 500 e o condomínio Porto Rico com estacas e arame farpado. Eles se dizem herdeiros de quilombolas e alegam a propriedade de quase metade de Santa Maria.
[SAIBAMAIS]Em reunião entre a Secretaria de Estado de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab), a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), a Terracap e a admnistração de Santa Maria, foi feito um acordo sobre uma tentativa de negociação com os quilombolas. Eles devem ser realocados para outras áreas.
Entenda a história
Os moradores de Santa Maria reclamam que a cidade tem sido cercada por quilombolas, descendentes de escravos que fugiram das senzalas e formaram vilarejos chamados quilombos. Legalmente, os quilombolas têm direito à área. O impasse ocorre porque quem vive hoje no local recebeu termo de posse, oferecido pelo GDF, há mais de 20 anos.
Confira a reportagem da TV Brasília:
[VIDEO1]