Contribuir para o crescimento, educação e renda de um povoado. Pautada nesse compromisso, a médica e estilista Andréa Alvarenga, 53 anos, decidiu ensinar artesanato para um grupo de mães da região do Moinho, a 12 km de Alto Paraíso (GO) e a 237km de Brasília. Com o avanço da iniciativa, o grupo passou a confeccionar peças de vestuário, chapéus e bonecas feitas de pano e, em 3 de maio, expõe o trabalho em uma mostra de artesanato e design no Atelier Vidro Divino Vidro, no Lago Norte.
O evento ocorre paralelamente ao Sarau Musical de Dia das Mães, com apresentação de Andréa, que também é pianista, e do tenor Flávio de Moraes. Além do artesanato confeccionado pelas mulheres do Povoado Moinho, estarão à venda vitrais, artigos em vidro trabalhados, joias, peças em crochê, roupas, almofadas e itens em papel machê. O evento ocorre das 13h às 22h. O sarau tem início às 20h.
A envolvimento de Andréa com as famílias do Moinho começou há 15 anos, quando ela iniciou o atendimento médico às 40 famílias no povoado. Na ocasião, ela observou que algumas mulheres tinham potencial para costura. Foi a partir daí que resolveu investir na confecção de peças de vestuário, como echarpes. Estudiosa de plantas medicinais, Andréa desenvolveu outros trabalhos, mesclando atividades de plantio, coleta e secagem de plantas e a produção de artesanato. ;A ideia principal, até hoje, é desenvolver alternativas sustentáveis de desenvolvimento socioeconômico. Atualmente, três famílias participam do projeto;, esclarece.
A matéria-prima utilizada para fabricar as peças é diversificada. Entre elas, estão tecidos, linha e retalhos. E a necessidade de doação é constante, uma vez que o grupo não tem colaboradores fixos. Além disso, as famílias são de baixo poder aquisitivo, a maioria descendentes de Calungas ; escravos fugidos e libertados das minas de ouro do Brasil.
Hoje, Andréa luta pela estruturação de uma Associação de Mulheres do Moinho. ;Quero envolver outras adolescentes da região, uma vez que o controle da natalidade é algo complicado ali. Meninas de 15 anos, normalmente, têm filhos e dependem de uma renda. Nossa ideia é vender os produtos para lojistas e garantir, assim, o sustento delas;, ressalta Andréa.
Fique atento
Mostra de Artesanato e Design
; Horário: das 13h às 22h
Sarau Musical de Dia das Mães
; Horário: 20h
; Dia: 3 de maio (sábado)
; Local: SHIN QL 9, Conjunto 6, Casa 6, Lago Norte
Como doar
; Os interessados em fazer doações de tecidos, linhas e outros produtos para as mulheres do Povoado do Moinho podem entrar em contato com Andréa pelo telefone: (61) 9978-9905.