Jornal Correio Braziliense

Cidades

Durante pouso forçado, piloto fala em 'diminuir as chances de incêndio'

Os socorristas despejaram jatos de espuma para evitar um eventual incêndio ou explosão. Ninguém se feriu


Um suposto áudio da conversa entre o piloto do avião da Avianca, que fez pouso forçado no fim da tarde desta sexta-feira (28/3), no Aeroporto Internacional de Brasília, com à torre de controle vazou na internet. No arquivo, é possível ouvir uma conversa sobre a quantidade de combustível e a situação de emergência do vôo.

Ouça os áudio
s
[VIDEO1]
[VIDEO2]

A Avianca comunicou que "todos os passageiros foram dembarcados e transportados, em ônibus, até o terminal. Após o desembarque, alguns passageiros optaram por seguir conexões".

A assessoria da Inframérica afirmou que as providências de emergência necessárias foram tomadas. Segundo a empresa, que administra o aeroporto, a pista onde a aeronave pousou permaneceu interditada até as 21h.

[SAIBAMAIS]Problema no trem de pouso
O avião da companhia Avianca que vinha de Petrolina (PE) fez um pouso forçado, por volta das 18h desta sexta-feira (28/3). A aeronave pousou de barriga porque o trem de pouso dianteiro não abriu. Os passageiros tiveram que deixar a aeronave por meio de rampas infláveis.

A equipe do Corpo de Bombeiros do terminal foi acionada. Os socorristas despejaram jatos de espuma para evitar um eventual incêndio ou explosão. Ninguém se feriu.

A Força Aérea Brasileira informou ainda que uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) esteve no local para ;levantar informações para uma possível investigação;, e já liberou a aeronave para que a empresa a retire da pista. A FAB adiantou, no entanto, que uma investigação, se ocorrer, não terá caráter de punição. O trabalho da Cenipa tem caráter preventivo, para evitar novos acidentes da mesma natureza.

Com informações de Renato Alves, Naira Trindade e Agência Brasil