Jornal Correio Braziliense

Cidades

Raparigueiros e Baratona repetem a dose e arrastam foliões para o Eixão

No último dia de festa, os tradicionais blocos de rua da cidade arrastam multidão para as ruas da cidade






No sábado, mais de 50 mil pessoas acompanharam os blocos, provando que Brasília tem, sim, um carnaval animado e que conta com a presença maciça dos foliões da cidade.



Em cima do trio, bandas tocam vários sucessos do axé, do samba, forró e funk. Professores de dança animam os foliões com passos de dança que fazem sucesso no carnaval. O Bloco Raparigueiros promete uma surpresa: a cantora da cidade Amanda Valverde, que está fazendo sucesso na internet com uma resposta ao hit Lepo Lepo, da banda Psirico, foi convidada a subir no trio e cantar para a multidão.

Segundo um dos organizadores do Raparigueiros, Jean Sousa a estimativa é de 300 mil pessoas. "Esse ano superou todas as expectativas. Enfrentamos muitas dificuldades para por o bloco na rua, mas o resultado valeu a pena. Hoje somos o maior bloco de rua do DF", comemora ele. O grupo foi criado há 22 anos, por amigos fãs de Axé music.

O público está concentrado no Eixão Sul, altura da 106/206, e segue sentido ao Gran Folia. Em seguida, os foliões vão tomar conta da Esplanada dos Ministérios, onde os trios encerram o carnaval de rua brasiliense.



No total, 360 policiais fazem a segurança no local. Até o início da noite, quatro pessoas haviam sido detidas após tentativa de furtar celulares de foliões. Um outro suspeito foi preso ao ser flagrado com um revólver calibre .38.