As forças de segurança do Distrito Federal vão receber reforço no efetivo para atuar no Carnaval. Ao todo, serão cinco mil policiais militares em 400 viaturas, 290 bombeiros e mais 120 agentes da Polícia Civil, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (27/2) pela Secretaria de Segurança Pública.
[SAIBAMAIS]O secretário da pasta, Sandro Avelar, informou que a polícia vai operar normalmente durante o feriado. "Nós temos dialogado com os PMs para que o trabalho continue e o DF possa ter um carnaval de paz. O reforço vai garantir que a população se divirta com segurança", afirmou. Ele se referia à ameaça de parte dos policiais militares de promover a chamada operação legalidade durante o feriado prolongado.
Avelar ainda disse que se houver alguma irregularidade, serão adatadas as medidas necessárias. "Incitar e estimular a violência não é interesse de nenhum de nós e posso garantir que a PM está trabalhando normalmente. Reivindicar é legítimo e correto, mas deixar a população em risco não", ressaltou.
Na sexta-feira (21/2), a Polícia Militar prendeu PMs acusados de insuflar os colegas a participar da operação tartaruga, iniciada em outubro de 2012. Os policiais foram enquadrados por incitação à violência, recusa de obediência, publicação indevida e desrespeito à ordem superior. Depois de pedido do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, o governo comunicou que autoridades examinarão o processo para avaliar a soltura dos detidos.
Bafômetros a postos
O Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) escalou 200 agentes para trabalharem no feriado com o auxílio de 37 bafômetros. As fiscalizações vão ocorrer em todo o DF, principalmente próximo aos locais de festa.
A secretaria orienta a população a usar o transporte público, que terá . A pasta alerta os pais a fazerem a carteirinha de identificação das crianças e a todos os foliões para não levarem garrafas de vidro aos locais de festa.
Os organizadores do carnaval brasilense esperam receber sete mil pessoas nos blocos Baratinha, Raparigueiros e Galinho. Para o Pacotão, a expectativa de público é de quatro mil foliões e no Granfolia 15 mil. Na Passarela da Alegria, onde ocorrerá os desfiles das escolas de samba, devem passar 40 mil pessoas. A Secretaria de Cultura investiu R$ 11 milhões no carnaval.
Assista à reportagem da TV Brasília
[VIDEO1]