Uma bola de futebol com imagens da campanha eleitoral de 2010 do governador Agnelo Queiroz apareceu, ontem, no auditório do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, durante a visita de inspeção da Fifa. A pessoa que a levou à sala, posteriormente identificado como Isolino Pereira, disse que pretendia entregá-la de presente a Agnelo. O homem saiu da arena depois que começou a ser questionado por jornalistas. Segundo o Governo do Distrito Federal, Isolino trabalha na Fábrica Social ; programa de capacitação do governo para a população de baixa renda, que funciona na Estrutural ;, mas a bola não foi produzida lá.
Em nota, a Secretaria Extraordinária da Copa no DF (Secopa-DF), responsável pelo evento, afirma que ;a pessoa que levou a bola ao Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, apesar de ser um participante do programa Fábrica Social, confeccionou a bola por iniciativa própria, de forma artesanal, em sua casa;.
Ainda segundo a Secopa-DF, a Fábrica Social não tem maquinário para impressão de imagens fotográficas nas bolas, além de não utilizar os materiais com os quais o objeto foi produzido. ;A atitude do participante do programa Fábrica Social foi um ato isolado e pessoal, sem conhecimento prévio e autorização do Governo do DF;, esclareceu a pasta.