O Distrito Federal economizou 0,4% no consumo da energia elétrica durante os quatro meses de horário de verão. De acordo com a Companhia Energética de Brasília (CEB), a energia economizada corresponde a 30% do consumo em uma cidade do tamanho de Brazlândia. O horário brasileiro de verão termina à zero horas deste domingo (15/2), nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
[SAIBAMAIS]Segundo a CEB, a redução do consumo deve-se à diminuição da demanda de energia elétrica nos horários de pico - entre 18h e 21h. Este ano, a redução da demanda foi de 4%, o que corresponde a uma redução de 45 MW e um alívio no carregamento do sistema correspondente à carga necessária para abastecer uma cidade como o Guará, no horário de pico. No ano passado, a economia tmabém foi de 04% e a diminuição da demanda chegou a 3,5%.
Para a companhia, o horário de verão cumpriu o objetivo de diminuir os impactos da rede elétrica do Distrito Federal nos horários de pico, o que diminui o risco de blecautes localizados.
Segundo a CEB, a economia gerada adia a necessidade da empresa em fazer investimentos no sistema, que se ocorressem, produziriam um aumento da tarifa de energia elétrica.