De acordo com informações da Eletrobras, Medeiros morava no Rio de Janeiro e tinha uma reunião marcada na capital federal com representantes da empresa. Os funcionários do hotel encontraram o engenheiro sem vida e com uma lesão da cabeça. A 5; Delegacia de Polícia investiga o caso.
Memória
José Carlos Medeiros era assistente da Diretoria de Regulação das empresas de distribuição da Eletrobras, responsável pela coordenação de Pesquisa, Desenvolvimento e Eficiência Energética, e estava à frente de um dos principais programas da área, o desenvolvimento do projeto de smart grid em Parintins (AM), que seria o objeto da reunião que o levou a Brasília.
Medeiros formou-se pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com especialização em Sistemas Elétricos e possuía mestrado pelo Instituto de Alta Tensão de Munique (Alemanha). O engenheiro trabalhou durante 22 anos no Centro de Pesquisa da Energia Elétrica (Cepel), onde chegou ao cargo de diretor, e atuou por dois anos como Diretor Presidente das Centrais Elétricas da Rondônia (Ceron, atual Eletrobras Rondônia). Deixou mulher, três filhos e netos.