Jornal Correio Braziliense

Cidades

Carnaval do DF promete homenagem a Bahia, ao folclore e à língua portuguesa

Desfile do grupo especial será nos dias 3 e 4 de março deste ano

As escolas de samba do Distrito Federal prometem levar o público a uma viagem para terras de beleza durante o desfile do Grupo Especial, em 3 e 4 de março. A passarela ora será Egito, ora Angola, ora Bahia. Na pauta das seis agremiações candidatas ao pódio de 2014, homenagens a Dorival Caymmi, Jorge Amado, Haroldo Melodia e à língua portuguesa. Melhores a cada ano, as escolas desejam encantar e atrair mais público para o espetáculo que, como no ano passado, será realizado no Plano Piloto.

Em uma atualidade que insiste resguardar preconceitos e formas diversas de discriminação, a bicampeã Acadêmicos da Asa Norte elegeu a obra Tenda dos Milagres, de Jorge Amado, como inspiração para o samba- enredo. A história de Pedro Archanjo, o sábio autodidata que pregava a união, é a base do samba. ;Pedro Archanjo lutava contra a desigualdade social e a discriminação racial. Nossa história está focada na vida dele;, explica Robson Farias, presidente da agremiação.

Leia mais notícias em Cidades

A escola vem embalada por dois campeonatos seguidos e sairá com 900 componentes distribuídos em 12 alas e em três carros alegóricos. ;Qualificamos pessoas do DF para trabalhar conosco. Isso tem ajudado a profissionalizar a mão de obra, já que precisamos desde marceneiros até artistas plásticos para fazer um carnaval;, complementa o presidente, criado na quadra da agremiação. As fantasias são confeccionadas por uma cooperativa de costureiras baseada na Vila Estrutural.

O talento baiano inspirou também a Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc). Se estivesse vivo, o compositor Dorival Caymmi completaria 100 anos em 30 de abril. Diz o refrão do samba assinado pelos puxadores da escola: ;É doce morrer no mar de Yemanjá/ Aruc, a jangada conduz a emoção / O mestre no meu carnaval, Dorival / Caymmi dá inspiração;. Dona de 31 títulos, a Aruc vai tentar a vitória mais uma vez com a apresentação de quatro carros, 18 alas compostas por 1,2 mil foliões.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.