Jornal Correio Braziliense

Cidades

GDF forma turma de seguranças para atuar durante periodo da Copa

A Secopa informou que os alunos do curso não receberam instruções para atuar em protestos porque a atuação nesses casos é responsabilidade da Polícia Militar

O Governo do Distrito Federal formou, na segunda-feira (27/1), a primeira turma de profissionais que vai atuar em segurança pública para trabalhar na Copa do Mundo em Brasília e na FIFA Fan Fest.

Ao todo, foram capacitados 60 alunos no Curso de Segurança para Grandes Eventos. A meta é formar cerca de 3 mil profissionais do setor até junho. O curso da Secretaria Extraordinária da Copa 2014 (Secopa) contou com 50 horas de aulas teóricas e encerrou o curso com uma visita por áreas estratégicas do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Apesar dos profissionais serem treinados para os eventos específicos, em relação a possíveis protestos a Secopa informou que não foram ministrados no curso módulos de atuações em manifestações. Segundo eles, o ponto é de responsabilidade da Polícia Militar.



No ano passado, durante a abertura da Copa das Confederações, um protesto com 250 manifestantes bloqueou a passagem dos carros com pneus queimados, nos dois sentidos do Eixo Monumental. A PM enviou um dos novos veículos blindados e helicóptero para conter a ação. Ao todo, 60 homens do Bope, Batalhão de Trânsito, Bombeiros e Polícia Militar reforçaram a segurança.

Na última quarta-feira (22/1), o Ministério da Justiça não descartou o uso das Forças Armadas durante a Copa. Nesta terça-feira (28/1), a presidente Dilma Rousseff convocou os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, da Defesa, Celso Amorim, e dos Esportes, Aldo Rebelo, para discutir a segurança da Copa do Mundo, que já preocupa tanto quanto os atrasos nas obras de construção dos estádios e de mobilidade urbana.


Apesar do treinamento dos profissionais, ainda não se sabe onde será realizado o Fan Fest - lugares reservados pela FIFA para telões com transmissões dos jogos da Copa e apresentação de shows. Há possibilidade de não ser montada em Brasilia pela coincidência das datas em relação ao Corpus Christi, em 19 de junho. O evento religioso tradicionalmente reúne apresentações de artistas na Esplanada. Outro fator é o receio de protestos como os que ocorreram na Copa das Confederações. Segundo a Coordenadoria de Comunicação para a Copa (ComCopa), inicialmente, a previsão é que a Fifa Fan Fest seja realizada no Taguaparque.