Cerca de 100 catadores continuam bloqueando a entrada do lixão da Estrutural, nesta terça-feira (26/1). O acesso está fechado desde ontem.
Sinomar Alves dos Santos, catador há quase 30 anos, explica que o grupo não fez um acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) na reunião de ontem, pois os catadores querem que um representante do Governo do Distrito Federal se desloque até o lixão para conversar com todos os manifestantes.
[SAIBAMAIS]O grupo reivindica o recebimento de uma bolsa mensal de R$ 300 concedida pelo governo a catadores cadastrados no programa Agentes da Cidadania Ambiental. Os manifestantes também reclamam que o GDF ainda não se reuniu com eles para tratar sobre o fechamento do lixão, previsto para ocorrer em maio deste ano.
A Sedest informou que, das 1.700 famílias inscritas no programa, apenas 473 estão sendo contempladas. Segundo a secretaria, as famílias que ainda não receberam o benefício são as que ainda não se cadastraram no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou não atualizaram os dados pessoais no cadastro único para programas sociais do órgão.