Jornal Correio Braziliense

Cidades

Advogadas, médica e nutricionista lançam livro sobre câncer em Brasília

As autoras apostaram em reunir as dúvidas mais frequentes de pacientes, familiares e do público em geral e transformá-las em textos traduzidos em linguagem de fácil compreensão

Apesar de o diagnóstico de câncer ser algo assustador, hoje, existem muitas chances de cura. Essa esperança e mais detalhes sobre esse universo estão no livro Câncer 360;, orientações para uma vida melhor. A obra será lançada, nesta segunda-feira (27/1), na sede da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), às 19h. O livro é voltado para pacientes, familiares, cuidadores e profissionais de saúde que desejam conhecer e desmistificar essa patologia.

Com quatro organizadores, o livro foi pensado em três volumes e publicado pela Editora Carpe Diem (Recife). O livro tem autoria da médica Cristiana Tavares Marques, das advogadas Diana Câmara e Vesta Pires e da nutricionista Cinthya Maggi. ;Não tem nenhum livro no Brasil que traz visão global do câncer. Tentamos traduzir em uma linguagem para que todas as pessoas com câncer e parentes pudessem entender o assunto;, afirmou Diana.



De acordo com as autoras, a obra procura mostrar alguns problemas do tratamento e as maneiras de minimizar os sofrimentos. Por outro lado, o volume Orientações Jurídicas apresenta os direitos dos pacientes com câncer e permeia os problemas mais comuns enfrentados pelos usuários de planosde saúde e do SUS durante o tratamento, como também os direitos à prioridade e aos benefícios previdenciários, tributários e fiscais.

As vantagens dos pacientes oncológicos nem sempre são de conhecimento deles e, em muitos casos, nem mesmo dos profissionais de saúde. No último livro, Orientações Nutricionais, a alimentação do paciente com câncer é o foco. Além de discorrer sobre a importância de uma alimentação balanceada, este volume apresenta receitas criadas especialmente para os pacientes com câncer, com dicas de preparo, inclusive com fotos e sugestões de cardápio.

As autoras apostaram em reunir as dúvidas mais frequente de pacientes, familiares e do público em geral e transformá-las em textos traduzidos em uma linguagem de fácil compreensão para qualquer leitor, fugindo dos modelos tradicionais de manuais e guias de orientações.