Depois de divertidas idas ao cinema, ao parquinho e ao clube, os dias de férias estão próximos do fim. Na reta final, para fugir de programas tradicionais, muitos pais optam por dar aos filhos a oportunidade de aprenderem algo novo em exposições. Brasília conta com diversas mostras, e algumas delas são atraentes para a criançada. Entre os temas, estão videogames, camisas de futebol e o Egito antigo.
O flamenguista Arthur Carulla, de 5 anos, ficou no pé da mãe, a pedagoga Luana Carulla, 28, para ir à exposição Brasil, um país, um mundo, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. ;Costumo levá-lo sempre ao Centro Cultural do Banco do Brasil, a última vez foi para ver a mostra dos mestres renascentistas. Sempre que tem algo relacionado à infância ou ao futebol, eu procuro levar;, comenta. Mãe e filho combinaram que, durante as férias, teriam todos os dias uma programação diferente. A exposição foi uma das eleitas da semana. ;Ele adora o esporte, o tio jogava futebol na Itália;, explica a mãe. ;Eu gosto de ver os italianos jogando futebol de campo, não society;, contrapõe o garoto. ;O que eu mais gostei hoje foi do cineminha no fim da exposição;, completa.
Exposições
Centro Cultural Banco do Brasil
SCES, trecho 2, telefone 3108-7600.
De terça a domingo, das 9h às 21h
Reengenharia dos sentidos.
Até 26 de janeiro. Trabalhos artísticos nacionais e internacionais fazem referência aos sentidos humanos mediados pelas tecnologias. Projeto Casulo. Exposição permanente. Espaço de diversão infantil nos jardins do CCBB com obras de Darlan Rosa.
Casa da Cultura da América Latina
SCS, Q. 4, Ed. Anápolis, telefone 3321-5811.
;Mira! ; Artes visuais contemporâneas dos povos indígenas
Até 2 de fevereiro. Diariamente, das 9h às 18h. Pinturas, desenhos, cerâmicas, esculturas, vídeos e fotografias de artistas indígenas de Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador e Peru.
Museu Nacional dos Correios
SCS, Q. 4, Bl. A, 256, Edifício Apolo; 3213-5076. De terça a sexta, das 10h às 19h; sábado e domingo, das 12h às 18h.
Lia ; A ilha e a ciranda. Em formato multimídia, a mostra mistura música à arte contemporânea para contar a história da cantora Lia de Itamaracá. Até 2 de março. Macanudismo, quadrinhos, desenhos e pinturas de Liniers, com quadrinhos, pinturas, ilustrações e livros de Ricardo Liniers Siri. Até 2 de fevereiro.
Praça Central do ParkShopping
SAI/SO Área 6580; 4003-4137
Segredos do Egito
Até 9 de fevereiro. De segunda a sábado, das 10h às 22h; e domingo, das 11h às 22h. Esculturas, joias, ferramentas, vasilhas, pinturas sobre papiros, entre outros objetos da cultura egípcia.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.