Jornal Correio Braziliense

Cidades

Secretaria de Educação cria novas unidades da Escola de Música de Brasília

A primeira unidade fora do Plano Piloto será instalada em Ceilândia

Ao completar 50 anos de existência, A Escola de Música de Brasília (EMB), localizada na 602 Sul, dará início a um processo de descentralização. A primeira unidade fora do Plano Piloto será instalada em Ceilândia, nas dependências onde até pouco tempo funcionava o Sesi. O anúncio foi feito ontem pelo secretário de Educação, Marcelo Aguiar, durante o lançamento oficial do Curso Internacional de Verão (Civebra).




"Esse é o resgate de uma dívida do Governo do Distrito Federal e da Secretaria de Educação com a população que vive mais distante de Brasília, e que demonstra grande interesse no ensino técnico e artístico oferecido pela Escola de Música, que agora tem como diretor o professor Airton Pisco. Entre alunos da EMB, há moradores de diversas de cidade, do Recanto das Emas a Planaltina. Com a unidade de Ceilândia vamos dar oportunidade a jovens e adultos daquela região de usufruir do aprendizado dessa manifestação cultural tão apreciada pelo povo brasileiro".

O secretário lembrou que Taguatinga, cidade vizinha a Ceilândia, foi a gênese da Escola de Música. "Lá, no Centro de Ensino Ave Branca (Cemab), ao criar o Madrigal de Brasília, o professor Levino de Alcântara plantou a semente do que viria ser essa instituição tão respeitada na capital federal e em todo o Brasil". Segundo ele, isso pode ser comprovado pelo interesse despertado o Curso de Verão "que chega em 2014 à 36; edição, com a participação de 1,3 mil alunos, vindos de diversas regiões do país"

[SAIBAMAIS]De acordo com Aguiar, o Civebra é o único evento do gênero no Brasil em que não há cobrança de matrícula. "Os alunos, recebem ensinamento de professores renomados nacional e internacionalmente ; são 90 nessa edição ;, sem pagar nenhuma taxa pelas aulas oferecidas. E têm, ainda, hospedagem e alimentação gratuitas". Ele informou que na realização do curso serão gastos R$ 8 milhões.

Para alojar os alunos, a Secretaria de Educação fez parceria com a Escola Fazendária (Esaf); enquanto a Funarte deu apoio ao ceder a Sala Cássia Eller e o Teatro Plínio Marcos, em seu complexo cultural, próximo à Torre de TV, para a apresentação de shows de música popular. No Plínio Marcos ocorre hoje, às 20h, com entrada gratuita, a abertura oficial do Civebra.

Nos dois teatros existentes na Escola de Música, haverá recitais e concertos de música erudita; e nas salas de aula,, nos períodos matutino e vespertino, os alunos matriculados estarão reunidos e classes de diferentes disciplinas, e em ensaios para s apresentações. O Curso Internacional de Verão prosseguirá até o dia 15 próximo, com atividades ininterruptas.