Jornal Correio Braziliense

Cidades

Mais de mil militares farão a segurança do réveillon na Esplanada e Prainha

O efetivo do Corpo de Bombeiros é de 79 pessoas e da Polícia Civil são 50

A segurança da festa de réveillon da Esplanada dos Ministérios e da Prainha será feita por pouco mais de mil policiais militares. Além de preservar o público dos shows, evitar brigas e controlar a multidão, os militares terão uma preocupação especial com o furto de veículos nos estacionamentos. Na festa da virada de 2012, essa foi uma das ocorrências que mais preocuparam, embora o número não tenha sido alto.

Em coletiva nesta segunda-feira (30/12), o coronel Roberto Oliveira, secretário adjunto de Segurança Pública do DF, afirmou que não conta com manifestações ou ação de vândalos no evento. "Será uma comemoração para a família. Vamos contar com a ação policial, mas também com a boa fé das pessoas", disse.

[SAIBAMAIS]Além dos 1.045 policiais militares nos dois principais locais de comemorações, 79 bombeiros estarão a postos para atender o público. O efetivo da Polícia Civil será de 50 agentes.

Na Prainha, 12 militares do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar atuarão em duas embarcações de patrulhamento e salvamento aquático no Lago Paranoá. A principal preocupação da Secretaria de Segurança Pública é com as pessoas que entram no lago alcoolizadas e acabam se afogando.



As ações de trânsito na Esplanada ficarão a cargo da PM e na Praça dos Orixás, sob responsabilidade de 37 funcionários do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF). Nas primeiras horas desta terça-feira (31), as L2 Norte e Sul e as L4 Norte e Sul serão fechadas.

Às 15h30, os veículos não circularão mais pelo perímetro que vai do quartel de Corpo de Bombeiros, ao lado do Palácio do Planalto, sentido Lago Sul, à Rodoviária do Plano Piloto. Quem precisar cruzar as duas asas deve optar pelo Eixão e W3 Norte e Sul.