Cerca de uma tonelada de maconha foi apreendida pela Polícia Civil do DF na BR-060, neste sábado (21/12), durante a Operação Hipócratis, realizada pela Coordenação de Repressão às Drogas (Cord) em conjunto com
a Divisão de Operações Especiais (DOE). É a maior apreensão da droga no DF neste ano. Na ação, o médico Edipo André Lolli Chetti, 25 anos, foi preso suspeito de ser o comprador do entorpecente. Uma arma foi apreendida na casa dele, no Jardim Ingá, cidade do Entorno do Distrito Federal. Francisco Chagas Mendes de Souza, 33, também foi preso, na Cidade Ocidental, suspeito de integrar o esquema criminoso.
O homem preso, que é natural de Mato Grosso do Sul, é suspeito de ter pago pela mercadoria e seria ele o responsável pela venda da droga no DF e Entorno. Ao ser encontrado pela polícia na residência, ele alegou ser médico, formado no Paraguai, e candidato ao programa do Governo Federal Mais Médicos. Com ele foi apreendida uma pistola 9mm e farta munição. O outro preso foi encontrado com uma pistola .380.
O entorpecente e os suspeitos devem ser apresentados ainda hoje em coletiva à imprensa. O nome da operação, Hipócrates, faz menção ao juramento feito pelos médicos na formatura.