Jornal Correio Braziliense

Cidades

Área Metropolitana de Brasília tem 63 mil crianças fora da escola

Índices de educação da primeira pesquisa da Codeplan com os 12 municípios são alarmantes

Quase 63 mil crianças menores de 6 anos estão fora da escola na Área Metropolitana de Brasília. Apenas 8,4% da população têm nível superior, completo ou incompleto, a taxa de analfabetismo chega a 5,45% e 38,89% que não têm o ensino fundamental. Os dados são da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), que divulgou, nesta quarta-feira (18/12), a primeira Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílio (PMAD), com o perfil socioeconômico da população dos 12 municípios da Área. O estudo compreende Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cidade Ocidental, Cristalina, Cocalzinho de Goiás, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.

Além da educação, dados relativos à área da saúde são preocupantes. Enquanto um terço da população busca os hospitais do Distrito Federal para tratamentos, menos de 0,3% utilizam os serviços ofertados em Goiânia, Anápolis e outros centros urbanos do estado vizinho. Quase toda a população do Novo Gama (92,58%) utiliza os serviços de saúde do DF. Moradores de Águas Lindas (58,75%) e Valparaíso de Goiás (23,09%) também recorrem aos serviços de saúde da capital do país.

Renda e população
A PMAD considerou apenas as áreas urbanas. Ao todo, esses locais têm 1.071.583 habitantes. Desses, 50,88% são mulheres, ou seja, para cada 100 mulheres, há 96,54 homens. Os três municípios mais populosos da região são: Águas Lindas (197.200 habitantes), Luziânia (177.501 habitantes) e Valparaíso (168.961 habitantes). Os três municípios, juntos, representam 50,73% da região metropolitana. A renda domiciliar média mensal dos municípios é de três salários mínimos, ou seja, um pouco mais de R$ 2 mil. A renda per capita média é de R$ 703 mensais.

A pesquisa avaliou os seguintes itens: caracterização da população urbana; migração; educação; saúde e benefício social; segurança; trabalho e rendimento; posse de bens e locais de compra; aspectos culturais, esportivos e turísticos; características dos domicílios; infraestrutura domiciliar; e características do responsável pelo domicílio.