A Universidade Católica de Brasília e o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) assinaram um termo de cooperação na última terça-feira (3/12), que visa aumentar o número de cirurgias cardíacas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os procedimentos, que hoje são realizados somente na sede do ICDF, no Cruzeiro Velho, passarão a ser realizados também no Hospital Universitário da católica.
Com a parceria, o Instituto, que hoje faz 85 cirurgias por mês, passará a realizar 160 procedimentos, distribuindo os atendimentos entre a sede e o Hospital Universitário da Universidade Católica de Brasília (HUCB), em Taguatinga Sul.
Entre os termos do acordo, o instituto ficará responsável por uma reforma no Hospital Universitário, possibilitando a realização das cirurgias no edifício, e por gerir o HUCB. Em contrapartida, a Católica ficará responsável pela gestão acadêmica de ambas as instituições.
Além disso, com a parceria, o Instituto pode assumir a status de Hospital Universitário e adquirir os benefícios de tal. ;O ICDF pretende se consolidar como uma instituição de ensino. A assinatura do termo abrirá novos campos de estágio para graduação nas áreas de medicina, enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia, odontologia e farmácia. A partir do termo, o ICDF pretende implantar o serviço de residência médica em diversas áreas a partir de 2015.; Informou a diretora médica do instituto, Núbia Vieira.