O Governo do Distrito Federal, por meio do Comitê de Combate à Pirataria, fará um evento na Rodoviária do Plano Piloto nesta terça-feira (3/12) para alertar sobre os males provocados pela venda de materiais falsificados.
O Dia Nacional de Combate à Pirataria é celebrado nesta terça-feira (3/12) sob o lema ;Pirataria, o barato que sai caro para todo mundo; Quem passar pelo terminal entre às 9h e 17h poderá visitar uma exposição que vai mostrar como identificar os materiais falsificados e receberá um panfleto educativo sobre o tema. Para as crianças, serão disponibilizados brinquedos como cama-elástica e piscina de bolinhas.
Às 14h ocorre uma cerimônia para a destruição simbólica de mais de meio milhão de produtos piratas apreendidos este ano. Serão destruídos CDs e DVDs, peças de roupas, cigarros, eletrônicos, óculos, relógios e brinquedos
[SAIBAMAIS]A venda, fabricação e distribuição de mercadorias piratas é crime, com pena de até quatro anos de reclusão. Dados da Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops) apontam que, de janeiro a novembro de 2013, 250 pessoas foram presas no DF por envolvimento neste tipo de delito. O número supera em 36% o que foi registrado em todo o ano de 2012, 183.
Em todo o ano de 2012 foram recolhidas mais de 1,2 milhões de mercadorias em todo o DF. Nos 11 primeiros meses de 2013, este número chegou a 1.114.823.