Jornal Correio Braziliense

Cidades

Operação prende oito integrantes de quadrilhas que clonavam cartões

Estima-se que duas organizações criminosas agiam há pelo menos cinco anos, e que tenham furtado mais de R$ 3 milhões de correntistas somente nos últimos dois anos

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (26/11), a Operação Sacador, para combater duas quadrilhas de clonadores de cartões bancários que atuavam, principalmente, no Distrito Federal e em algumas cidades no estado de Goiás, como Pirenópolis e Alexânia. Até o momento, oito pessoas já foram presas.

Estima-se que as duas organizações criminosas agiam há pelo menos cinco anos, e que tenham furtado, somente nos últimos dois anos, mais de R$ 3 milhões de correntistas.

Serão cumpridos, ao todo, 11 mandados de prisão e 27 mandados de busca e apreensão, dos quais 24 no Paranoá e três no Itapoã. Cerca de 121 policiais federais atuam na operação, resultado de atuação conjunta da Polícia Federal com a área de segurança da Caixa Econômica Federal, o Ministério Público Federal e a Justiça Federal.



As investigações começaram em maio de 2013, quando a Polícia Federal prendeu, em Pirenópolis, quatro moradores do Paranoá, envolvidas em saques com cartões clonados.

O nome da operação decorreu da mudança do modo de atuação dos membros das quadrilhas, que passaram a efetuar, quase que exclusivamente, saques nas contas das vítimas, seguidos de depósitos nas contas dos criminosos.