A criação da Quadra 500 do Sudoeste, a autorização para um novo loteamento com infraestrutura completa atrás da antiga rodoferroviária, a concessão de uso à iniciativa privada de áreas públicas nas entrequadras do Plano Piloto, Sudoeste e Cruzeiro e a construção de hotéis na orla oeste do Lago Paranoá serão suprimidos do projeto original. Ainda em relação à margem do lago, serão rediscutidas a subdivisão dos lotes em tamanhos menores e as alternativas para criar acessos públicos ao espelho d`água.
Os itens modificados tratam da criação de lotes no canteiro central do Eixo Monumental oeste e a da definição das características da Quadra 901 Norte. No primeiro caso, será previsto apenas o Memorial João Goulart, entre a Praça do Cruzeiro e a Catedral Rainha da Paz, e não haverá mais loteamentos. Já em relação à nova quadra criada na Asa Norte, a destinação será discutida futuramente com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). ;A 901 Norte não será residencial, não terá hotel ou prédios de escritório. Será uma área de projeto futuro para uso do povo, disse Agnelo.
O PPCub esteve no cardápio do almoço na residência Oficial de Águas Claras entre o governador, o secretário de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, Geraldo Magela, e os deputados distritais Wasny de Roure (PT), presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), Arlete Sampaio (PT), Cláudio Abrantes (PT), Robério Negreiros (PMDB), Aylton Gomes (PR) e Cristiano Araújo (PTB). No grupo, estavam os presidentes e relatores das principais comissões pelas quais a matéria tramita.
A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.