Jornal Correio Braziliense

Cidades

Moradores de prédio da Octogonal reclamam de estrutura precária

Apesar de ter sido construído há 35 anos, o edifício nunca passou por reforma nos apartamentos. O responsável pelo imóvel é a Aeronáutica, que alega falta de verba

Mais de cem famílias da Octogonal 1 vivem em um prédio cuja estrutura está comprometida. O edifício foi construído há 35 anos e nunca passou por uma reforma nos apartamentos.

Cerca de 80% das residências são da Aeronáutica, as outras foram vendidos na época do governo Collor, em um leilão de imóveis funcionais. Ainda assim, só os militares podem autorizar e liberar o dinheiro para a reforma.

A síndica, Maria do Socorro Pereira, explica que a demora ocorre porque a Aeronáutica diz que "não tem dinheiro e que tem outros imóveis em situação bem pior;.


Desde quando o prédio foi construído, o único lugar que passou por uma reforma foi a garagem. A obra só foi realizada, no entanto, porque a Defesa Civil esteve no local há dez anos e o interditou. Hoje o espaço já apresenta infiltrações e vazamentos novamente.

Nesta semana os fiscais estiveram pela quarta vez no bloco. A aeronáutica informou que só fará a reforma da fachada e das esquadrias metálicas no ano que vem. As obras para consertar rachaduras, infiltrações e o forro, contudo, ainda não tem previsão para ocorrer.

[VIDEO1]