Jornal Correio Braziliense

Cidades

Chuva atrasa voos no aeroporto JK, deixa pontos sem luz e alaga vias no DF

Moradores do DF ainda sentem reflexos das fortes chuvas na noite desta quarta-feira; CEB tem mais de 3.690 chamados atrasados

A chuva que atingiu todo o Distrito Federal nesta quarta-feira (13/11) fez estragos. Por volta das 21h30, dois voos ainda estavam atrasados no Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubistchek. No decorrer de todo o dia, segundo a Inframérica, empresa que administra o local, 23 partidas ou chegadas foram atrasadas por causa do mau tempo.

Durante a manhã, o terminal precisou ser operado por instrumentos por conta da forte chuva. A situação se normalizou por volta de 11h30.

Leia mais notícias em Cidades

Moradores relatam que estão sem energia. A CEB confirma que nesta noite ainda há vários pontos em todas as regiões do DF sem fornecimento de luz. O problema foi agravado nesta quarta por causa das chuvas e existem 3.690 chamados em aberto, acumulados por causa da greve.

Metrô


A chuva prejudicou os brasilienses que dependiam do metrô para trabalhar. Um pico de energia parou todos os trens. O Metrô-DF informou que os funcionários entraram em contato com a Companhia Energética de Brasília (CEB) para resolver o problema.

A CEB informou que uma falha na subestação de Samambaia Sul, que alimenta a subestação de Águas Claras, deixou a cidade e parte do metrô sem energia. Segundo a companhia, a energia foi restabelecida por volta das 9h.

No entanto, Furnas afirmou que não foi registrado qualquer problema no sistema da empresa que atende à região do Distrito Federal na manhã deste quarta-feira (13/11). "As Subestações de Samambaia e Brasília Sul, assim como todas as outras instalações da empresa que alimentam o Distrito Federal, funcionaram perfeitamente e não foram responsáveis pela interrupção no fornecimento de energia registrado na manhã de hoje na capital federal".

Com os trens parados, muitos passageiros tiveram de andar nos túneis apenas com a luz de emergência. Na estação da 108 Sul, muitas pessoas passaram mal e tiveram de ser socorridas.

Muitas pistas foram alagadas por causa da chuva, como na 101 Sul e 907 Sul, próximo ao colégio Elefante Branco. As ruas das quadras 509 e 709 Norte também ficaram alagadas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a chuva também provocou a queda de um toldo e parte do teto de um comércio da 412 Sul, mas não há registro de vítimas. Uma árvore caiu no Centro de Ensino Especial da 612 Sul e a queda de uma outra estrutura bloqueou a entrada do Parque da Cidade pela 710 Sul.