Jornal Correio Braziliense

Cidades

TJ adia discussão sobre participação popular na escolha das administrações

O relator do processo acatou questão de ordem levantada pelo colega George Lopes Leite para aguardar o julgamento de mérito de duas ações diretas de inconstitucionalidade

O Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) retirou de pauta, na terça-feira (12/11), ação proposta pelo deputado federal Luiz Pitiman (PSDB-DF) para obrigar o GDF e a Câmara Legislativa a regulamentarem a criação de conselhos comunitários e a participação popular na escolha de administradores regionais. O relator do processo, desembargador Jair Soares, acatou questão de ordem levantada pelo colega George Lopes Leite para aguardar o julgamento de mérito de duas ações diretas de inconstitucionalidade que tratam do mesmo assunto.

Leia mais notícias em Cidades


Segundo Leite, a análise do mérito das duas ações de inconstitucionalidade deve ter preferência processual em relação à ação do parlamentar ; um mandado de injunção ;, pois poderiam trazer consequências capazes de influenciar o julgamento do pedido de Pitiman.

Pelos moldes atuais, os administradores regionais são escolhidos por indicação política do governador, que, geralmente, nomeia apadrinhados políticos de deputados distritais para os cargos. A Lei Orgânica do Distrito Federal prevê a participação popular na indicação dos gestores, mas a regulamentação desse dispositivo não saiu do papel.

A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.