Jornal Correio Braziliense

Cidades

DF tem quase 600 mil famílias endividadas em outubro, aponta Fecormércio

Do total de endividados, 89,1% disseram estar comprometidos com o pagamento do cartão de crédito

O número de famílias endividadas no Distrito Federal em outubro caiu em 19 mil ante o mês de setembro. De acordo com o Instituto Fecomércio, em outubro, 80,5% das famílias brasilienses estavam endividadas, contra 83,2% do mês anterior. A pesquisa entrevistou 600 famílias.

Ao todo, 595.753 famílias tinham algum tipo de dívida em outubro, entre cheque pré-datado, cartão de crédito, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguros. Em setembro eram 615.686.

Apesar da queda de endividados no DF, a média de famílias com contas em atrasos é bem superior ao índice do país. No Brasil, o percentual de endividados em outubro foi de 62,1%.



Segundo a pesquisa, o cartão de crédito ainda é o maior vilão dos brasilienses. Do total de endividados, 89,1% disseram estar comprometidos nessa modalidade. Dentre as famílias com contas em atraso, 35,9% afirmaram ter condições de quitar as dívidas totalmente e 55,9% apontaram que tem condições de quitar o montante parcialmente.

O Fecomércio-DF informou que estudo, realizado mensalmente, serve para orientar os empresários do comércio de bens, serviços e turismo que utilizam o crédito como ferramenta estratégica para o incremento das vendas.