Jornal Correio Braziliense

Cidades

Projeto solidário do Correio completa 10 anos com noite de jazz

Em 3 de dezembro, a celebração será em grande estilo, com o grupo de jazz Happy Feet Big Band, que desembarcará na cidade. A iniciativa apoia 17 creches e um abrigo, que atendem mais de 2 mil pessoas



No próximo 3 de dezembro, o badalado grupo de jazz Happy Feet Big Band desembarca em Brasília para o evento que celebrará os 10 anos de atuação do projeto Correio Braziliense Solidário. A iniciativa mobiliza a sociedade brasiliense com o objetivo de beneficiar crianças e idosos das regiões mais carentes do Distrito Federal. Ao todo, 17 creches e um abrigo recebem o apoio do projeto e oferecem serviços de qualidade a mais de 2 mil pessoas. O evento, batizado de Music Night Solidária, ocorrerá no Unique Palace, a partir das 20h. A renda arrecadada será investida nos próximos projetos do programa. Os convites são limitados e já estão à venda.

À frente do projeto desde o início, a presidente do Correio Solidário, Nazareth Teixeira da Costa, diz que sem o apoio da sociedade brasiliense seria impossível qualquer realização. ;Nosso projeto foi imediatamente abraçado pelas empresas e pelos moradores do Distrito Federal. Sem a ajuda dessa turma, não estaríamos chegando aos 10 anos, não teríamos executado nenhum projeto sequer;, comemorou. Ela também comanda o projeto Estado de Minas Solidário, que, em 2014, completará 50 anos. ;Trouxemos a ideia de mobilizar as pessoas para ajudar quem precisa e deu muito certo. Estou muito feliz;, completou.

Os 10 anos do Correio Solidário foram de sucesso e conquistas. ;Conseguimos fazer muita coisa e estamos vendo os bons resultados das nossas ações;, celebrou Nazareth. O projeto reformou e construiu salas de aula, banheiros e refeitórios. ;Foram muitas as obras na estrutura. Acredito que oferecendo uma sala arejada, um banheiro limpo, um espaço adequado e aconchegante, estamos oferecendo um futuro melhor para as crianças. Encontramos muitos espaços abandonados, velhos, em situações preocupantes, e revertemos isso;, comemorou.

A comemoração será com um evento diferente dos tradicionalmente organizados na última década pelo Correio Solidário, como o Feijão e o Arraial Solidário, entre outros. As festas sempre buscaram mobilizar a comunidade do DF a participar de ações solidárias. Por meio desses eventos, foi possível captar recursos, posteriormente, repassados às instituições que atuam no projeto. Outro meio de arrecadação é a doação espontânea de pessoas físicas e jurídicas, além de parcerias institucionais e com entidades e empresas promotoras de eventos. As atividades do programa são transparentes, e a inauguração das obras pode ser acompanhada pelos leitores por meio das fotos e dos textos publicados pelo Correio.

Repertório

A banda de jazz Happy Feet Big Band foi formada em 2008, surgida da aspiração conjunta de dois veteranos do jazz mineiros: o trompetista Marcelo Costa e o baterista Bo Hilbert. Hoje, o grupo conta com um repertório rico, versátil e alegre, com mais de 60 títulos em arranjos próprios, inspirado em grandes nomes, como Louis Armstrong, Ella Fitzgerald, Duke Ellington, Dean Martin, Billie Holiday, Bing Crosby, Frank Sinatra, entre outros. Após 3 anos e meio, a banda lançou três álbuns: Mood Indigo (2009), Blues in the Night (2010) e Jingle Jazz (2011).

O álbum mais recente reuniu composições natalinas tradicionais em versões de jazz. Além de músico, o líder da banda, Marcelo Costa, é responsável pelo festival I Love Jazz, que acontece há cinco anos, no Parque da Cidade. Com entrada franca, o projeto caiu no gosto do brasiliense e reafirmou o interesse local pelo estilo. A última edição, em agosto deste ano, recebeu cerca de 15 mil pessoas.

Estilo

O jazz é uma manifestação artístico-musical originária dos Estados Unidos. Tal manifestação teria surgido por volta do início do século 20 na região de Nova Orleans e em suas proximidades, tendo, na cultura popular e na criatividade das comunidades negras que ali viviam, um de seus espaços de desenvolvimento mais importantes. Devido à sua divulgação mundial, o jazz se adaptou a muitos estilos musicais locais, obtendo, assim, uma grande variedade melódica, harmônica e rítmica. Enquanto o jazz pode ser de difícil definição, improvisação é claramente um dos elementos essenciais.

Programe-se

O quê: Music Night Solidária
Quando: 3 de dezembro, às 20h, no Unique Palace (Setor de Clubes Esportivos Sul)
Informações: 3214-1426