Brasília receberá uma tecnologia alemã inédita para monitorar o desgaste de pontes, viadutos e monumentos da cidade. O governador Agnelo Queiroz assinou, nesta quinta-feira (7/11), um acordo de cooperação com o Instituto Federal de Pesquisa de Rodovias - BAST (Dier Bundesanstalt Für Strassenwesen), ligado ao Ministério dos Transportes alemão.
O convênio, que será administrado pela Novacap, consiste em desenvolver um processo de monitoramento de obras como pontes, viadutos, monumentos e do Estádio Nacional Mané Garrincha. Trata-se de uma ação preventiva para reduzir os custos caso haja necessidade de reparos.
O presidente da Novacap, Nilson Martorelli, observou que a cooperação técnica tem como base a experiência da Bast, que faz o monitoramento de obras públicas há mais de 15 anos. O trabalho da companhia consiste no acompanhamento das estruturas, de modo que possam ser feitas intervenções ao longo de sua vida útil.
O representante do governo alemão, o diretor da Bast, Jurgen Krieger, disse que não haverá custo para o cumprimento do acordo, por ele já fazer parte do programa de intercâmbio internacional da entidade. Um grupo de técnicos brasilienses participou de workshop na Bast e, em dezembro, os alemães farão seminário na capital federal.